Sobre Mim
O meu nome é Ana Rita Oliveira, tenho 18 anos e sou estudante do 12º ano do Curso Técnico Profissional de Restauração com a vertente Cozinha/ Pastelaria e para a elaboração da minha Prova de Aptidão Profissional, escolhi falar sobre a alimentação no desport. Uma vez que a prática de desporto está muito associada a sua alimentação e o seu sucesso depende exatamente de um regime alimentar saudável e variado. Este projeto está totalmente dirigido para atletas que não tenham acompanhamento de uma nutricionista e sejam praticantes de um desporto de alta competição (escalões de iniciados, juniores, juvenis e séniores).
Um atleta de alta competição gasta muito mais energia num dia do que alguém que faça algumas corridas perto de casa ou até no ginásio. No caso de alguns desportos, como os de combate, em que os atletas são agrupados por peso e competem nesse mesmo registo, a sua alimentação é fundamental. No caso de um atleta que pratique um desporto coletivo, a sua alimentação é importante mas o seu peso pode aumentar ou diminuir, logo estes atletas não têm, obrigatoriamente, de ter muitos cuidados com a sua alimentação. Também, no caso dos desportos em que predomina o uso da mente, é possível existir um regime alimentar para aumentar a nossa concentração.
Para exemplificar aquilo que acima referi, escolhi três desportos: o judo como desporto individual e de peso, o futebol como desporto coletivo e o xadrez como desporto de desenvolvimento mental. Pretendo abordar as influências do desporto no estilo alimentar dos atletas, alertar para a consequências de uma má alimentação associada ao seu estilo de vida desportiva, indicar um bom regime alimentar em cada um deles, fazendo referência a uma boa hidratação e um bom repouso juntamente com uma boa alimentação.
O objetivo deste projeto é transmitir aos atletas de alta competição que a alimentação é fundamental para obter bons resultados, criando este site para divulgação.
Muitas vezes a principal refeição do dia não é consumida pelos atletas, e neste projeto vai ser possível perceber a diferença entre a ingestão da alimentação matinal e a não ingestão da mesma.
- Para finalizar deixo um alerta, cada plano de alimentação serve apenas para esse atleta. Tendo em conta que cada atleta é um atleta e nenhum deve seguir o plano elaborado com base nas características físicas de outro.